Violeta Branca

4 jan

Violeta Branca Menescal de Vasconcelos nasceu em Manaus no dia 15 de setembro de 1915 e faleceu no Rio de Janeiro em 7 de outubro de 2000. Pertenceu à Academia Amazonense de Letras. Obra poética: Ritmos de inquieta alegria(1935) e Reencontro: poemas de ontem e de hoje (1982).

Quando Violeta Branca publicou seu livro Ritmos de inquieta alegria, em 1935, surpreendeu a todos pelo lirismo e um espírito ousado expresso nos temas abordados, com características modernistas na obra e isso tendo apenas 19 anos.

“Ritmos de inquieta alegria, compõe-se de poemas em que se destaca a ânsia de vida e liberdade, associados a um forte desejo de descoberta dos mistérios do mundo.”

Para quem não conhece, Violeta Branca foi uma das grandes representantes da poesia produzida no Amazonas e a primeira mulher a ingressar numa Academia no Brasil, em 1937. Participou ativamente da vida cultural em Manaus e publicou outros poemas na Revista “A Selva”, do intelectual Clóvis Barbosa.

Logo após se casar, Violeta Branca vai para o Rio de Janeiro e a partir daí passou 47 anos sem uma nova publicação. Em 1982, publicou seu segundo livro – Reencontros.

Deixo aqui alguns recortes para demonstrar a riqueza dessa artista que tanto abriu caminho para a inserção da mulher no meio literário, apesar de ter ficado afastada por bastante tempo.

20130104-005841.jpg

20130104-005849.jpg

20130104-005854.jpg

Para baixar o livro “Ritmos de inquieta alegria”, siga este link Download da obra, pois faz parte do acervo disponibilizado pelo Governo do Amazonas.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: