A incomparável Nina Simone – DISCOGRAFIA (Atualizado)

9 maio

DP-Nina-Simone-2

Eunice Kathleen Waymon mais conhecida pelo seu nome artístico, Nina Simone (Tryon, 21 de fevereiro de 1933 – Carry-le-Rouet, 21 de abril de 2003) foi uma grande pianista, cantora e compositora americana. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar Blues, nos cabarés de Nova Iorque,Filadélfia e Atlantic City, escondida de seus pais, que eram pastores metodistas. “Nina” veio de pequena (“little one”) e “Simone” foi uma homenagem à grande atriz do cinema francês Simone Signoret, sua preferida.

De família metodista e pobre, lutou contra o preconceito racial para ingressar na renomada Juilliard School of Music em Nova York.

Para sustentar os estudos, tocava piano acompanhando cantores em night clubs, até ser “forçada” a cantar para segurar um emprego. Em 1957 gravou seu primeiro álbum “Little Girl Blue” e a faixa “I Loves You Porgy” foi parar nas paradas da Billboard. Ela havia vendido os direitos da gravação por apenas 3 dólares e o disco rendeu mais de 1 milhão. Desde o primeiro trabalho trouxe como tema o negro e se envolveu profundamente na luta contra o racismo e pelos direitos civis do negro.

url-2

Não gostava muito de ser classificada como uma cantora de jazz e trazia para seus trabalhos inúmeras influências, como blues, soul, folk, R&B, gospel, pop, música clássica (estudou para ser concertista clássica), música africana.

A artista possuía um timbre vocal especial, com registro muito grave, quase masculino, e muita personalidade. Um vozeirão que não conhecia qualquer tipo de repressão. Expressiva, emocionada, concentrada, visceral, excêntrica; pura energia. De explosiva presença cênica, Nina usava como poucos o silêncio como elemento musical de grande impacto.

Sofria de transtorno bipolar, diagnóstico que manteve em segredo pela vida toda. Cansada da relação com as gravadoras americanas, do forte racismo e com problemas fiscais, em 1970 ela deixou os EUA. Viveu em Barbados, Libéria e Suiça, até estabelecer-se definitivamente na França

Em um breve contato com sua obra, aqueles que não conhecem percebem logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou, desde o gospel, passando pelo soul, blues, folk e jazz.

nina-simone-1

Nina esteve duas vezes no Brasil, gravou com Maria Bethania e seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan. Era uma intérprete visceral, compositora inspirada e tocava piano com energia e perfeição. Morreu enquanto dormia em Carry-le-Rouet em 2003.

NinaSimoneSleeve

Download Discografia Nina Simone.

DISCOGRAFIA (LINK DIRETO): Via Torrent

Download tamanho 6.05gb

4 Respostas to “A incomparável Nina Simone – DISCOGRAFIA (Atualizado)”

  1. lauravainer março 26, 2015 às 1:36 pm #

    pooxa… nenhum dos links tá funcionando.. . .

    • loladefenestrando março 26, 2015 às 2:20 pm #

      Olá Laura, os links estavam desatualizados, porém coloquei novos. Abraços e obrigada pela visita. :*

  2. Vanessa Bezerra junho 16, 2015 às 5:11 pm #

    Infelizmente, para meu total desespero os links não estão funcionando =(

    • loladefenestrando outubro 8, 2015 às 2:21 pm #

      Olá, atualizei por torrent, infelizmente a fonte anterior foi removida. Pode baixar que está completo. Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: