“O mundo nos manda lixo. Nós mandamos de volta música.” – Flavio Chavez

11 jul

À primeira vista parece impensável. Mas um grupo de jovens paraguaios tratou de tornar esta ideia real. Los Reciclados é uma orquestra que toca com instrumentos feitos a partir do lixo.

1

A orquestra Landfill Harmonic ou Los Reciclados, como é conhecida na região, utiliza apenas instrumentos reciclados, os quais já foram tocados na Europa e também na conferência Rio+20. O grupo faz parte de um projeto maior chamado Sonidos de la Tierra, que promove o aprendizado de música clássica a vários jovens de comunidades carentes no Paraguai. No ano passado, para comemorar os 10 anos do projeto, seus membros – inclusive a Landfill Harmonic – se reuniram para formar a Orquestone, uma homenagem à também comemoração dos 50 anos dos Rolling Stones. Dá pra ver aqui os milhares de violinos interpretando lindamente Satisfaction.

4

Landfill Harmonic” é o filme que retrata a história de como uma boa ideia pode mudar a vida das pessoas. Em Cateura (Paraguai), os habitantes costumam vender os objetos que são atirados para o lixo. Mas um grupo de crianças e adolescentes aproveitam os desperdícios para criar instrumentos e fazer música. Por exemplo, o violino é feito de bidões de óleo e madeira e o saxofone de tubos de água, tampas metais, botões de plástico, colheres e garfos.

A ideia inovadora foi desenvolvida por Favio Chavez, diretor e fundador dos Los Reciclados, e não podia ter sido melhor recebida entre os jovens. “Nós recebemos lixo e, em troca, produzimos música”“Sem a música eu estaria perdido por aí” e “Quando ouço o som do violino sinto que tenho borboletas a voar no meu estômago” são algumas das reações.

15LosReciclados (1)

Para além da vertente musical, o filme pretende chamar a atenção para temáticas fundamentais do nosso quotidiano como a pobreza, a reciclagem, a poluição e o desperdício de resíduos. Entretanto, a Kickstarter quer levar a orquestra a fazer uma ‘Tour’ mundial para divulgar este projeto, e se quiseres,  podes ajudar. Vê aqui como o poderá fazer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: